NYAME YE OHENE

«Deus é rei». Este é o símbolo da majestade e supremacia divina.

Criados pelos povos Akan, da África ocidental, os Adinkras são uma representação geométrica e um conjunto de símbolos da escrita africana que cumpre o papel de preservação e transmissão de valores das sociedades antigas.

Eles representam ideias expressas em provérbios, conceitos e aforismas. O adinkra, dos povos akan da África ocidental (notadamente os asante ou ashanti de Gana), é um dos vários sistemas de escrita africanos, o que contraria a noção de que o conhecimento africano se resuma apenas à oralidade. Na verdade, a grafia nasce na África com os hieróglifos egípcios e seus antecessores. Diversos outros sistemas de escrita percorrem a história africana em todo o continente.

Além da representação grafada, os símbolos adinkra são estampados em tecidos e adereços, esculpidos em madeira, em peças de ferro para pesar ouro, na cerâmica, arquitetura e em objetos de bronze. Muitas vezes eles são associados com a realeza, identificando linhagens ou soberanos. O gwa, ou assento real, um banco esculpido, representa a soberania da nação ashanti. Em muitos casos a imagem esculpida no gwa é a de um adinkra. Assim, o conceito de escrita expande-​se para além da noção ocidental restrita apenas à letra grafada.

HYE WON HYE

“aquilo que não queima”

Símbolo de resistência e invencibilidade

Vêm dos tradicionais sacerdotes africanos que andam sobre o fogo sem se queimar e são inspiração para o homem superar suas dificuldades

OKODEE MMOWERE

“as garras da águia”

Símbolo de força, bravura e poder

A águia é o mais poderoso pássaro do céu, e sua força se concentra em suas garras. O clã Oioko, um clã Akan, usa este símbolo como emblema.

BI NKA BI

“Não se deve moder o outro”

Símbolo de paz e harmonia.

Este símbolo prega contra a provocação. A imagem se baseia em dois peixes que mordem um o rabo do outro.

DWENNIMMEN

“chifres de carneiro”

Símbolo de humildade associada à força

O carneiro luta ferozmente contra um adversário, mas também se submete com humildade para o abate, o que enfatiza que até mesmo o mais forte precisa ser humilde.

facebook logo pinterest twitter instagram youtube vimeo logo grunge peq logo folhadosanto preto textonly peq

© Copyright DoSanto, 20052017 — Todos os direitos reservados ®.

All Rights Reserved.