Oxumarê

Oxumarê é senhor dos ciclos, dos movimentos contantes, da riqueza e da vida longa. É uma grande cobra que envolve o céu e a terra, garantindo a unidade e a renovação do universo, serpente que morde o próprio rabo e forma um círculo. Totalidade dos ciclos, junção dos opostos, é masculino e feminino. Seus domínios são as cachoeiras e o arco-​íris. Seu dia a terça-​feira, suas cores o amarelo e o verde, o amarelo e o preto, e todas as cores do arco–íris.

Oxumare faz surgir o arco-​íris

Oxumare não gostava da chuva. Toda vez que apareciam nuvens no céu e chovia por muito tempo sobre a terra, Oxumarê apontava sua faca de bronze para a chuva para que ela desaparecesse, dando lugar ao arco-​íris.

Um dia Olodumare ficou doente e mandou chamar Oxumare para curá-​lo. Assim fez Oxumare, atendendo ao pedido do Senhor do Universo. Já curado, Olodumare não deixou Oxumare voltar para morar na Terra. Queria suas companhia e cuidados.

Oxumaré passou a morar com Ele, indo à terra somente em visita. Do céu, onde agora mora, Oxumare brande sua espada de bronze, criando o arco-​íris, que estanca a chuva.

facebook logo pinterest twitter instagram youtube vimeo logo grunge peq logo folhadosanto preto textonly peq

© Copyright DoSanto, 20052017 — Todos os direitos reservados ®.

All Rights Reserved.