Oxum

Orixá da fertilidade, da riqueza das relações humanas, do belo e do amor. É representante do poder feminino, simboliza tudo relacionado à fecundidade. Seus domínios são os corpos de água doce do planeta, seu símbolo o abebé, espelho sagrado, seu dia o sábado, sua cor o amarelo ouro.

Oxum, mensageira de Olorun

No princípio dos tempos, os orixás acharam que Olorun, Senhor do Universo, vivia muito distante de tudo e resolveram, em rebeldia, não mais ser-​Lhe obediente e dividiram entre eles todos os poderes.

Quando a notícias chegou aos ouvidos de Olorun, Ele mandou retirar a chuva da terra, prendendo-​a no céu. A seca tomou conta do mundo, e com ela a fome, a sede e a desgraça.

Os orixás, em coro, decidiram implorar o perdão de Olorun para terem de volta a chuva. O problema seria chegar ao palácio do ser supremo.

Enviaram vários pássaros, que se acabaram de tanto voar, sem nem sequer conseguir chegar perto de Seu palácio. A seca continuava.

O desespero já campeava quando Oxun resolveu intervir. Transformou-​se em um lindo pavão e se prontificou a ir levar o pedido de perdão.

Os orixás gargalharam em deboche. Como aquela criatura vaidosa, frágil e mimada conseguiria chegar onde outras não conseguiram chegar? Como nada tinham a perder com a ousadia de Oxun, aceitaram que ela fosse.

O pavão Oxun pôs-​se a voar. Com sua determinação conseguiu vencer as alturas e a distância, apesar da perda de suas forças. O sol foi queimando e enegrecendo suas penas. As penas da cabeça ficaram secas e quebradiças. O corpo estava todo queimado. Mesmo assim ela continuou, em direção ao sol.

Foi quase morta que Oxun chegou ao palácio do Senhor do Universo, que acolheu aquela ave, agora feia, careca e de corpo e penas queimadas; Ele estava compadecido de seu enorme sacrifício. O abutre explicou sua missão, e Olorun nemou-​o Seu mensageiro, dando-​lhe a chuva para que ele a levasse de volta à terra.

O abutre Oxun trouxe a chuva de volta, e com ela o fim das desgraças.

Graças a Oxun o mundo se refez.

facebook logo pinterest twitter instagram youtube vimeo logo grunge peq logo folhadosanto preto textonly peq

© Copyright DoSanto, 20052017 — Todos os direitos reservados ®.

All Rights Reserved.