Ogun

Conhecido como «o grande asiwaju», o que vem na frente, o que abre os caminhos, é o orixá primogênito na criação do universo. Foi agricultor, caçador, guerreiro e ferreiro. O ferro é seu elemento.

Sua cor é o azul escuro ou o verde. Seu dia a terça-​feira. Sua ferramenta o obé, uma espada.

Ogum cria a forja

Ogum foi consultar Ifá pois queria saber como poderia se tornar rei de sua aldeia, e Ifá lhe indicou que fizesse uma oferenda.

Passado algum tempo e não tendo Ogum conseguido o que queria, ele retornou a Ifá, que lhe recomendou que refizesse a oferenda. Depois, deveria esperar a próxima chuva e procurar um lugar onde a água tivesse carregado a escavado a terra. Ali deveria pegar a negra areia fina resultante da erosão e colocá-​la no fogo.

Ogum fez a oferenda e queimou a areia, que, para sua surpresa, se transformou em ferro depois de esfriar. Era o material mais duro que ele conhecia, mas era maleável enquanto estava quente. Primeiro Ogum forjou um tenaz com o ferro, que é um alicate que serviria para retirar o ferro ainda quente do fogo. Agora seria mais fácil de manejar a massa incandescente e forjar outras ferramentas. E ele assim fez.

Com as ferramentas de Ogum a vida material ficou mais fácil, e todos prosperaram. Já se podia derrubar uma mata mais facilmente. Já se podia arar a terra mais facilmente. Tudo graças às ferramentas de Ogum.

Daquela época em diante, Ogum ficou conhecido como Ogum Alagbedé, o ferreiro, e prosperou muito. Era Aquele que Transforma a Terra em Dinheiro.

facebook logo pinterest twitter instagram youtube vimeo logo grunge peq logo folhadosanto preto textonly peq

© Copyright DoSanto, 20052017 — Todos os direitos reservados ®.

All Rights Reserved.