Camiseta «Quem não tem cabelo não carrega trança!»

Coleção «Humor Negro»

Disponível nos modelos Básico e Baby-​Look

humor cabelo masc peq humor cabelo fem peq

Básico

Baby Look

O dito popular «Quem não tem cabelo não carrega trança» é sinônimo para os mui conhecidos «Quem não tem moringa não carrega água» ou «Quem não pode com a mandinga não carrega patuá». Fala da (in)capacidade do indivíduo diante de uma tarefa. Ou seja, quem não tem tal ou qual capacidade, não assuma a tarefa.

Para capturar o tom de vaticínio e profecia que este dito popular carrega, na estampa, utilizamos uma fonte que remete à obra do artista popular José Datrino. Mais conhecido como Profeta gentileza (Cafelândia — São Paulo, 11 de abril de 1917Mirandópolis, São Paulo, 28 de maio de 1996) foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.

«Gentileza gera gentileza» é sua frase mais conhecida.»

O dito «Quem não tem cabelo…» foi imortalizado também na letra de um samba de roda, com versão feita por vários artistas:

Quem não tem cabelo
Não carrega trança
Quem não tem amor na Bahia
Não manda lembrança

(cf. Wikipedia) Samba de roda é uma variante musical mais tradicional do samba, originário do estado da Bahia, provavelmente no século XIX.O estilo musical tradicional afro-​brasileiro é associado a uma dança, que por sua vez está associada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado principalmente por canto e palmas.

O Samba de Roda, no Recôncavo Baiano, designa uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o estado da Bahia, o samba é praticado principalmente, na região do Recôncavo. Mas o ritmo se espalhou por várias partes do país, sobretudo Pernambuco e Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro, já na sua condição de Distrito Federal, se tornou conhecido como a capital mundial do samba brasileiro, porque foi nesta cidade onde o samba evoluiu, adquiriu sua diversidade artística e estabeleceu, na zona urbana, como um movimento de inegável valor social, como um meio dos negros enfrentarem a perseguição policial e a rejeição social, que via nas manifestações culturais negras uma suposta violação dos valores morais, atribuindo a elas desde a simples algazarra até a supostos rituais demoníacos, imagem distorcida que os racistas atribuíram ao candomblé, que na verdade era a expressão religiosa dos povos negros, de inegável importância para seu povo.

facebook logo pinterest twitter instagram youtube vimeo logo grunge peq logo folhadosanto preto textonly peq

© Copyright DoSanto, 20052017 — Todos os direitos reservados ®.

All Rights Reserved.